As estrias são aquelas pequenas cicatrizes avermelhadas que surgem na pele e são dos maiores inimigos das mulheres. Seja por uma alteração hormonal, um ganho ou perda de peso e até uma gravidez, aparecem sem aviso prévio.

Aprenda a identificar em que fase estão as suas estrias e o que pode fazer para atenuar e prevenir o aparecimento delas.

O que são estrias?

As estrias são meras cicatrizes da pele e aparecem associadas à adolescência, gravidez, mudanças de peso drástico e ao aumento muscular. Nestes casos, a pele não acompanha as alterações que está a sofrer, então acaba por romper. Assim, as estrias surgem fruto do início do processo de cicatrização da pele.

As estrias podem aparecer em qualquer zona do corpo, no entanto são mais frequentes nas coxas, nádegas, seios, abdómen, região lombar e costas.

Tipos de estrias

Existem dois tipos de estrias:

  • Recentes – aquelas que têm uma cor avermelhada, roxa, rosada, acastanhada ou castanha-escura, dependendo da cor da pele. Estão no início da cicatrização, por isso a pele encontra-se inflamada e pode causar comichão;
  • Antigas – aquelas que se tornam brancas à medida que o tempo passa.

Tanto as recentes como as antigas não têm cura, mas existem cremes anti-estrias que ajudam a melhorar o seu aspeto.

Ainda assim há boas notícias! Se as estrias ainda estiverem numa fase inicial, a probabilidade de conseguir melhorias com os tratamentos é superior.

Como tratar as estrias?

Embora sejam permanentes, é possível atenuar as estrias bebendo muita água por dia e hidratando as zonas problemáticas com cremes anti-estrias nutritivos que aumentam a elasticidade da pele.

Investigadoresdescobriram 3 ingredientes que favorecem o cuidado anti-estrias: o retinol (vitamina E), o ácido hialurónico e a centelha asiática.

Tanto o ácido hialurónico como o retinol, quando aplicados nas estrias recentes ajudam na diminuição do tamanho. Porém, para a prevenção delas o ácido hialurónico e a centelha asiática obtiveram bons resultados.

A vitamina E, o ácido hialurónico e a centelha asiática são ingredientes frequentemente encontrados em cremes anti-estrias, como os seguintes:

Elancyl

os-melhores-cremes-para-acabar-com-estrias-elancyl

O creme da Elancyl associa o óleo de cártamo à vitamina E para hidratar a pele e preservar as fibras de colagénio e elastina. Enquanto estimula a firmeza natural da pele, também beneficia o aspeto das estrias.

Isdin Woman

os-melhores-cremes-para-acabar-com-estrias-isdin-woman
Imagem retirada do Instagram @pajuanes

O creme da Isdin Woman foi testado em mais de 500 mulheres que comprovam que a centelha asiática, o óleo de rosa mosqueta, a manteiga de Shorea e a vitamina E previnem e reduzem a aparência das estrias.

Sesderma Estryses

os-melhores-cremes-para-acabar-com-estrias-sesderma-estryses

Já o da Sesderma Estryses reduz em largura e rugosidade das estrias, já que contém centelha asiática. Os ácidos gordos essenciais à reparação e hidratação da pele são potenciados pela rosa mosqueta.

Os resultados dependerão de alguns fatores, como por exemplo: genética, tipo de estria (recente ou antiga), fase em que está (adolescência, gravidez, etc). Contudo, é importante aplicar um creme anti-estrias diariamente ao longo de várias semanas, massajando nas zonas problemáticas para melhores efeitos.

Veja todos os cremes anti-estrias disponíveis >>

Qual é o seu segredo para atenuar as estrias?

0 Partilhas