Após vários meses a consultar com os clientes na sessão de Beauty Expert, senti que existem um conjunto de perguntas de beleza que são muito frequentes, especialmente no que toca a pele oleosa, acne, pontos negros, poros e manchas.

Para quem é novo e não sabe o que é o Beauty Expert: é o serviço de aconselhamento totalmente personalizado e gratuito disponibilizado pela Skin.pt para todos os seus clientes e seguidores. Nesta sessão de aconselhamento, estou a responder a todas as questões relacionadas com beleza, skincare e cosmética.

Estas são as 5 perguntas de beleza mais frequentes nas sessões de Beauty Expert:

1. Quais são os melhores produtos para a pele oleosa?

Se já leram o nosso artigo sobre os vários tipos de pele, então já são especialistas em identificar as características da pele oleosa.

A pele oleosa é caracterizada por uma produção excessiva de sebo, fruto de alguns fatores como o clima húmido e até a própria genética. Ao contrário do que podem pensar, uma pele oleosa não significa necessariamente que é uma pele acneica, mas as duas andam muitas vezes de mãos dadas.

Se tem a pele oleosa, o ideal é optar por cuidados de limpeza e hidratação que sejam oil-free para evitar o excesso de gordura e não comedogénicos para não obstruir os poros.

Como qualquer rotina de pele, comece por limpar o rosto recorrendo a um gel de limpeza purificante como o da Bioderma Sébium, já que é o primeiro passo para eliminar o excesso de oleosidade.

De seguida, caso sinta que a sua pele necessita de um tónico, tenha atenção na escolha de um que seja matificante como o da Avène Cleanance Mat. Termine a rotina com um hidratante oil-free como o da Bioderma Sébium Mat e um protetor solar (um indispensável em qualquer época do ano!).

perguntas-de-beleza-rotina-pele-oleosa-beauty-expert-sara-machado

2. Como é que eu posso tratar o meu acne de uma vez por todas?

Outra das perguntas de beleza que mais respondo é sobre a pele oleosa e o acne. A linha entre a pele oleosa e o acne é muito ténue, isto porque o acne surge pela falta de controlo da pele oleosa. Se a pele é oleosa, então acumula muitas bactérias, logo não respira e é gradualmente apoderada de espinhas, borbulhas e pontos negros.

Uma vez que tem acne, o truque aqui é o seguinte: optar por soluções anti-bacterianas, anti-inflamatórias e que sejam, ao mesmo tempo, matificantes.

Muitas vezes, os cuidados dermatológicos são insuficientes para atingir os resultados que se pretende, por isso é comum recorrer ao tratamento com isotretinoina. No entanto, nos dias que correm, já existem produtos de farmácia quase tão eficazes e menos intrusivos como é o caso do Avène Comedomed.

Avène Cleanance Comedomed é o único cuidado anti-imperfeições que ajuda a diminuir o acne e os pontos negros, atuando não só como preventivo, mas também como tratamento intensivo desde a primeira aplicação.

rotina-para-acne-avene-cleanance-comedomed

3. Tenho os poros dilatados, o que posso fazer?

A genética, a alimentação e até fatores externos como o stress, a poluição e o tabaco potenciam a dilatação dos poros, fazendo com que surjam aqueles pequenos pontos abertos e profundos que afetam, essencialmente, o nariz e as bochechas.

Existem várias dicas que pode seguir para fechar os poros, como já falamos no nosso artigo sobre poros dilatados, mas de uma forma geral, pode fechá-los recorrendo a um tónico como o da Caudalie Vinopure.

Além disso, é imperativo utilizar um creme específico para os poros, diferenciando o cuidado de dia do cuidado de noite. Durante o dia, aplique o SVR Sebiaclear Mat+Pores, já que refina a textura da pele, corrige a aparência dos poros e impede a entrada de bactérias. Já para a sua rotina de noite, aconselho muitas vezes o Bioderma Sébium Gel Pore Refiner.

perguntas-de-beleza-rotina-poros-dilatados

4. Help! Tenho pontos negros e não sei o que fazer!

Os pontos negros são, nada mais nada menos do que poros obstruídos, entupidos com impurezas. Embora existam bandas que prometem “arrancar” os poros numa simples aplicação, estas podem não ser suficientes. Para remover os pontos negros, siga algumas das dicas que dou:

  • Usar uma FOREO para a limpeza do rosto diariamente, pois é o único gadget de beleza que remove até 99,5% das impurezas do rosto e o mantém livre de pontos negros;
  • Esfoliar 2 vezes por semana a zona com pontos negros com a ajuda do MartiDerm Esfoliante Facial, porque renova e purifica a pele;
  • Aplicar uma máscara como a da Caudalie Masque Instant Detox imediatamente após a esfoliação, já que assim estará a eliminar toxinas e a deixar o grão da pele cada vez mais fino.
perguntas-de-beleza-rotina-pontos-negros

5. Começaram-me a aparecer manchas na pele… Como posso tratá-las e preveni-las?

Uma das perguntas de beleza que mais recebo é sobre manchas na pele. A pele fica com manchas devido a uma alteração na melanina, que é a responsável pela cor da pele.

A melanina pode sofrer alterações pela exposição ao sol sem protetor solar, alterações hormonais, certos medicamentos, a própria gravidez e até genes, o que causa a hiperpigmentação (manchas escuras) na pele.

Se a sua pele já apresenta algumas manchas, a rotina deve passar por prevenir e tratar. Porém, se já fez um tratamento anti-manchas ou apenas pretende prevenir o aparecimento delas, a rotina já é um pouco diferente.

Prevenir as manchas

Durante o dia e após a limpeza do rosto com o seu cuidado habitual, deve usar um sérum como o da Caudalie Vinoperfect, pois uniformiza a tonalidade da pele, devolve a luminosidade perdida e é capaz de combater qualquer tipo de mancha.

Além disso, a boa notícia é que o Vinoperfect é um dos séruns anti-manchas que pode usar na praia, pois não é fotossensibilizante.

Não obstante, o uso de um solar aqui não é opcional, porque como já indiquei, a falta de proteção solar é um dos motivos pelos quais a melanina muda de cor e a sua pele ganha manchas.

rotina-manchas-na-pele
Atenção: Um tratamento anti-manchas necessita de, pelo menos, 3 meses até ver os seus resultados.

Prevenir e tratar as manchas

Já para prevenir e tratar as manchas, o ideal é continuar os cuidados preventivos e adicionar uns truques à sua rotina. À noite, inclua um cuidado mais intensivo para as manchas como é o caso do Caudalie Vinoperfect Creme de Noite Glicólico Antimanchas com ácido glicólico e hialurónico que proporciona à pele um efeito peeling.

Além disso, pode fazer uma máscara despigmentante, como a da MartiDerm Pigment-Zero, duas vezes por semana para potenciar os resultados.

perguntas-de-beleza-rotina-manchas-na-pele
Atenção: Um tratamento anti-manchas necessita de, pelo menos, 3 meses até ver os seus resultados.

Para uma solução personalizada às suas necessidades, o ideal é consultar sempre com o seu dermatologista.

As suas perguntas de beleza não se encontram neste artigo? Não se preocupe, porque a sessão de Beauty Expert está disponível às quartas-feiras, das 20h às 23h, onde respondo a todas as questões. Tire as suas dúvidas!