greenwashing

Greenwashing é um termo que pretende alertar os consumidores para empresas e marcas que se dizem ecológicas e naturais mas que por trás, escondem práticas de negócio que vão a favor do impacto ambiental.

Assim, a ideia deste artigo é ajudar a desvendar alguns desses mistérios em torno do marketing da “cosmética natural”!

Cada vez mais as pessoas estão conscientes em como a sua rotina diária afeta o ambiente. Neste último ano houve um aumento de marcas a promover uma rotina mais sustentável e amiga do ambiente, passando por olhar não só para fórmulas naturais mas também para as embalagens dos produtos.

Com o termo greenwashing pretende-se consciencializar as pessoas para escolhas acertadas e que saibam entender os contrassensos, por exemplo, marcas que se apresentam como naturais mas que utilizam ingredientes sintéticos.

Promover uma rotina mais sustentável e amiga do ambiente, passa por olhar por tudo de fio a pavio!

Como evitar o Greenwashing

A questão do greenwashing é: o marketing bem feito pode levar o consumidor a ficar iludido e fazê-lo comprar algo por engano? Sim, pode! Isso acontece bastante no nosso dia-a-dia!

Por isso mesmo, para que consiga fugir ao Greenwashing na cosmética, veja estas 4 dicas:

1. Não se deixe levar pelo aspeto da embalagem

O primeiro ponto será começar a olhar com algum rigor para as embalagens dos produtos porque as embalagens que têm um aspeto “natural” e ecológico, nem sempre têm no interior um produto desse segmento!

Para além disso, se quer reduzir a sua pegada ambiental deve considerar embalagens recicláveis, ou seja, evitar embalagens de plástico (ou que tenham um plástico em torno da cartonagem) e embalagens em spray (como por exemplo, os desodorizantes).

2. Leia os Rótulos

Saber ler um rótulo não é uma missão muito fácil e intuitiva. Pelo contrário, parece tudo chinês e podemos facilmente ficar na dúvida. Contudo, existem algumas substâncias que podem ser rapidamente identificadas como os petrolatos e os silicones. Ambos são provenientes de fontes não renováveis e longe de serem amigas do ambiente!

3. Entenda as descrições das cartonagens

Se um produto descreve a sua fórmula como “Contém óleo de amêndoa doce natural, lavanda e rosa mosqueta” isto significa que apenas o óleo de amêndoa provém de uma fonte natural.

Para além de validar com atenção essas descrições também pode procurar a percentagem de ingredientes naturais do respetivo produto. As marcas que não têm nada a esconder, oferecem essa informação de bom grado e assim poderá encontrar (na cartonagem ou no próprio site da marca) a percentagem de ingredientes naturais presentes.

4. Veja os Certificados

Veja com atenção as cartonagens das marcas ou procure nos sites os selos de aprovação. Por exemplo, se uma marca é efetivamente Vegan terá o selo que comprova! Falámos um pouco sobre isso neste artigo, por isso pode ficar a conhecer os selos mais influentes >>

Por último, se tem o cuidado de escolher produtos naturais ou vegan, não se esqueça de reciclar corretamente as embalagens dos mesmos!

Procure sempre conhecer a marca que utiliza e por validar as informações que vê pela internet, isso é fundamental para não cair no erro “greenwashing”!

Veja a nossa categoria de produtos Clean Beauty >>

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