pele-seca-ou-desidratada

A pele seca e pele desidratada podem ter sensações parecidas mas que resultam em tratamentos diferentes. Mas, como sei se tenho uma ou outra? Vamos contar-lhe tudo.

Em algumas alturas do ano temos sensação de secura, seja por causa do frio, vento, sal da água do mar ou cloro da piscina. Mas esta sensação faz surgir a dúvida: Preciso de usar um creme para pele seca?

A pele seca distingue-se da pele desidratada pela frequência com que temos a pele a repuxar ou a precisar de aumentar os níveis de água. Assim, consideramos a pele seca um tipo de pele ao contrário da pele desidratada que é um estado pontual e temporário.

Logo, para adequar o tratamento, é preciso analisar se é algo constante ou pontual.

Pele Seca

Se já usou vários cuidados hidratantes e mesmo assim continua com a pele a repuxar é porque precisa de aumentar a nutrição.

A pele seca é caracterizada por uma produção insuficiente de óleo ou sebo (gordura) e assim sendo, além de precisar de ingredientes que aumentem os níveis de água na pele, precisa de obter conforto com ingredientes como a glicerina, por exemplo.

Optar por cuidados em bálsamo e mais cremosos dá uma sensação de conforto mais imediata e por isso são, geralmente, os favoritos das peles secas.

Pele Desidratada

A pele desidratada é algo mais pontual: se a sensação de pele a repuxar é pontual é porque a sua pele está desidratada (mas não é seca). Como tal, deve evitar cuidados nutritivos. E porque é tão importante fazê-lo?

São as peles mistas, oleosas ou acneicas que têm mais estados de desidratação mas que não precisam de cremes para pele seca. Acontece desta forma porque a utilização de creme para pele seca iria traduzir-se em excesso de gordura. Assim se começar a usar um creme para pele seca, vai ter conforto mas também mais brilho, oleosidade, pontos negros ou borbulhas.

Desta forma, o ideal será optar por cuidados ricos em água e de linhas hidratantes mas sem gordura. Isto é um fator essencial para um tratamento adequado: a pele recupera mas não fica com demasiada gordura.

pele-desidratada
Se tem pele desidratada associe um ou mais destes cuidados à sua rotina: Sérum, Fluido ou Aqua-Gel.

Posto isto, este estado de pele traduz-se numa perda de água causada por um fator externo e por isso o tratamento terá de recair sobre cuidados à base de água e sem gordura.

Em suma, o tipo de pele é algo diferente do seu grau de hidratação havendo necessidade de adaptar os cuidados diários se tratamos uma pele seca ou uma pele desidratada.

0 Partilhas