antioxidantes

Falar de vitamina C e antioxidantes virou moda, mas sabes todas as vantagens da sua utilização e o efeito que têm na pele? Vamos contar-te tudo neste artigo!

Os antioxidantes são a melhor forma de prevenir o envelhecimento e por isso os cosméticos renderam-se à sua utilização. Mas porque são assim tão eficazes? São estes cuidados que melhor combatem os radicais livres que afetam a nossa pele.

Os radicais livres são moléculas que o nosso organismo produz e que causam danos às células. Em níveis normais não são prejudiciais para a saúde mas, pelo contrário, são moléculas altamente instáveis.

O que acontece é que os radicais livres aumentam quando estamos expostos a fatores externos como a poluição ou radiação. Para além disso, fatores como uma alimentação desajustada, stress, álcool e tabagismo também fazem aumentar os radicais livres e por isso mesmo provocam o envelhecimento.

O nosso corpo tem mecanismos internos para se defender destes danos oxidativos mas, considerando esta exposição excessiva, não são suficientes. Por esse motivo é uma principal aposta na cosmética!

Antioxidantes

skinceuticals-serum

Os antioxidantes conseguem reduzir os efeitos oxidativos que levam ao aparecimento de rugas, perda de firmeza, perda de brilho, elasticidade, densidade e ainda hiperpigmentação. Por afetar tantas frentes do envelhecimento é que os antioxidantes passaram a ser essenciais, principalmente na rotina da manhã!

A vitamina C é um dos ingredientes mais conhecidos como antioxidante mas existem muitos mais! A vitamina E, o ácido ferúlico, o phloretin e o resveratrol são outros antioxidantes que, apesar de não serem tão conhecidos, também são muito eficazes!

Vitamina C

skinceuticals-vitamina-c

A Vitamina C é uma dos antioxidantes mais conhecidos e utilizados na cosmética mas queremos dizer-te que nem todos os cuidados com vitamina C serão totalmente eficazes. A vitamina C é dos ingredientes mais difíceis de estabilizar porque, em contacto com o ar, perde a sua eficácia.

Por esse motivo é que te dizemos que a Skinceuticals é uma das marcas pioneiras a trabalhar vitamina C com a máxima eficácia porque foi a primeira a descobrir os parâmetros necessários para a absorção ideal. De acordo com a patente Antioxidante Duke, a eficácia de um produto com vitamina C depende de:

  • Usar vitamina C pura (ácido L-ascórbico)
  • Ser formulada em pH ácido (abaixo de 3,5)
  • Estar numa concentração entre 10% e 20%

Bem estabilizada, a vitamina C proporciona proteção contra as agressões externas, aumento da firmeza, uniformização da tez, luminosidade e ainda reduz as linhas e rugas.

Como e quando usar produtos com antioxidantes?

A utilização deste tipo de produtos pode ser feita desde as primeiras rugas. Para além disso há uma preferência para que os utilize na rotina da manhã.

É durante o dia que pode haver maior agressão por parte dos radicais livres e por isso mesmo, se incluir antioxidantes na rotina da manhã vai conseguir neutralizá-los com maior eficácia.

Contudo, existem também alguns antioxidantes que tem um efeito mais reparador do que preventivo (como o resveratrol) e por isso poderá também encontrar alguns cuidados para utilizar na rotina de noite.

Para todos os gostos e necessidades da pele, a Skinceuticals tem séruns que te vão ajudar a retardar e a corrigir todos os sinais de envelhecimento!

E tu? Também és fã de produtos com vitamina C?

Onde comprar? Encontra em Skin.pt os melhores antioxidantes da Skinceuticals >>

0 Partilhas