ingredientes-a-evitar-no-verao

Na cosmética muito se fala de uma rotina de verão e de inverno devido às necessidades que a pele tem de acordo com o clima. Mas será só isso? A verdade é que para além disso existem ingredientes que não são compatíveis com a exposição solar – e isto implica o dia-a-dia, não só os momentos de praia.

Assim, o melhor é estares a par dos que mais podem implicar na saúde da tua pele e adaptar a tua rotina de rosto.

1. Retinol

O Retinol é um dos ingredientes mais utilizados como anti-idade porque é o mais eficaz na renovação da pele. Também conhecido como vitamina A, aparece em grande parte dos cuidados para acne, manchas e refirmantes.

Por se tratar de um ingrediente fotossensibilizante e fotoirritante, deves evitar a utilização durante o verão porque pode causar várias irritações e alergias. Para além disso, pode ainda provocar manchas e queimaduras solares.

Posto isto, se tens por hábito utilizar produtos com retinol, deverás evitá-los durante o verão.

2. Ácido Glicólico e Ácido Salicílico

Na mesma linha do retinol, aparece o ácido glicólico e o ácido salicílico.

Utilizados em cuidados anti-idade e para acne, também têm capacidade de regenerar a pele (ainda que inferior ao retinol) mas, em contrapartida, não são fotossenbilizantes. Apesar disso, devem ser utilizados com a máxima precaução.

O ideal será optar por utilizar estes ingredientes apenas como cuidados de noite e de dia garantir a aplicação de protetor solar com índice de proteção elevado. Contudo, se tens a pele sensível, poderás ter mesmo a necessidade de parar de usar durante o verão.

3. Vitamina C

Um dos ingredientes que mais perguntas temos da sua utilização durante o verão é a vitamina C. Posto isso, para que fiques descansada, a resposta é: SIM!

É várias vezes reforçado no facto da vitamina C ser um ingrediente fotossensivel mas atenção, ser fotossensivel não é ser fotossensibilizante. Posto isto, queremos reforçar que:

  • Um ingrediente fotossensibilizante deve ser evitado durante o verão porque pode causar reações adversas.
  • Um ingrediente fotossensivel é um ingrediente que pode oxidar e perder a sua eficácia quando exposto à luz. Contudo, isso não implica riscos para a pele.

A vitamina C é portanto um ingrediente essencial durante o verão, principalmente no que toca a envelhecimento e manchas. Ainda assim deverás fazer uso de protetor solar depois da sua utilização. Vê mais sobre a vitamina C aqui >>

Em suma, o ingrediente a evitar totalmente durante o verão é o retinol. De resto, é uma questão de adaptares a rotina e de reforçares a utilização de protetor solar para que a tua pele se mantenha sempre saudável!

0 Partilhas