É dito e sabido que assim que o frio começa, a pele ressente-se e começa a ficar mais seca. Como se o clima já não fosse suficiente, os duches mais quentes e mais demorados tornam a situação ainda pior.

Se ainda não sabes como hidratar a pele no inverno e garantir que fica saudável, então tens mesmo de ver este artigo!

A secura extrema, tanto da pele do rosto como da pele do corpo, pode levar a problemas como dermatites e eczemas por isso mesmo, é fundamental que faças um ajuste à tua rotina de cuidados de forma a compensar esta necessidade de extra hidratação.

Assim, independentemente do tipo de pele que tens, existem sempre alternativas para repor a água em falta nesta altura do ano.

1. Trocar as loções de corpo por bálsamos

Se há uma altura do ano em que os bálsamos corporais sabem bem, é no inverno. No verão, por causa do calor, a transpiração faz também com que tenhamos vontade de cuidados mais leves e frescos.

Em contrapartida, no inverno a textura em bálsamo é muito mais envolvente e reconfortante. Para não falar que tem uma capacidade nutritiva maior por isso estás à espera do quê?

Aposta em bálsamos corporais (que não têm de ser super gordurosos!) porque a pele do teu corpo vai agradecer.

2. Substituir o gel de banho por óleo de banho

Usas o mesmo gel de banho o ano todo? Então tens de saber que os cremes de banho e os óleos de banho têm a mesma capacidade de limpeza mas com um reforço na nutrição. Assim, se queres aumentar a hidratação enquanto tomas duche, vais ter mesmo de experimentar.

Sabes aquela sensação de pele a repuxar e ressequida depois do banho? Com um óleo lavante isso nunca mais te vai acontecer! Vais conseguir hidratar facilmente e mesmo antes de utilizares o creme de corpo!

3. Incluir na rotina de skincare um sérum hidratante

Independentemente do teu tipo pele, ou seja, quer tenhas pele seca, mista ou oleosa, inserir um sérum hidratante nesta fase será ótimo para a tua pele.

Os séruns hidratantes são ricos em água e promovem também uma hidratação mais duradoura. Mais concentrados que os cremes, os resultados são mais rápidos. Para além disso, por serem séruns, não têm um aporte excessivo de gordura e daí também estarem aptos para as peles mistas a oleosas.

Contudo, é fundamental reforçar que uma pele seca a muito seca não fica confortável só com um sérum e tal como acontece com o corpo, deves passar a usar um creme mais nutritivo nesta fase do inverno em que a pele está mais seca ainda.

4. Aumentar a frequência das máscaras hidratantes

Um dos segredos de uma pele hidratada de forma equilibrada, são as máscaras hidratantes. Muitas vezes, é este o extra que a nossa rotina de skincare precisa para hidratar o necessário. Assim, se não estás habituada a utilizar máscaras, este é o ponto de partida!

Até podes manter toda a tua rotina de skincare normal – mesmo que tenhas uma pele mista a oleosa. O ideal será, 1 a 2 vezes por semana fazeres um reforço de hidratação com máscara.

Por outro lado, se tens uma pele seca ou muito seca e tens o hábito de fazer máscaras hidratantes, podes aproveitar esta altura para aumentar a quantidade de vezes que as utilizas. Desde que a pele tenha essa necessidade, não há qualquer problema em repetir uma máscara hidratante 3x por semana ou utilizar uma máscara de noite.

5. Reforçar a hidratação nos lábios

Por último mas não menos importante, não te podes esquecer dos lábios! Tal como as mãos, são das zonas do corpo mais expostas e mais sujeitas a alterações quando está frio. Assim, deixa de lado os típicos sticks de verão e aposta também em cuidados mais cremosos e nutritivos para lábios.

Gostaste das nossas dicas para hidratar a pele no inverno? Conta-nos os teus truques!

0 Partilhas