Cada vez mais se houve falar em produtos de cosmética Clean Beauty, mas sabes efetivamente o que isso significa e que características em especial estes produtos têm de ter para serem considerados como tal?

Caso não saibas ou caso precises de consolidar essa informação, vamos deixar tudo aqui!

Clean Beauty é a mais recente forma de chamar os produtos de cosmética que, de alguma forma, se preocupam e ajudam a preservar o meio ambiente. Com um selo ecológico, não só pela sua fórmula com ingredientes naturais ou biológicos mas também onde as embalagens são recicladas e recicláveis, por exemplo.

Com um mercado crescente em larga escala, são imensas as novas marcas que se preocupam com este “selo”. Contudo, nem tudo resume a marcas novas porque existem marcas antigas e bem posicionadas no mercado que fazem esta adaptação.

Um exemplo é a marca Caudalie! Uma marca que se posicionou no mercado por utilizar ingredientes de origem natural – provenientes das vinhas e uvas. Mas desde 2021 que tem feito mudanças: fórmulas ainda mais naturais, embalagens recicladas e recicláveis, desde a cartonagem aos boiões! E isso é incrível! Só grandes marcas podem dar o exemplo e criar aqui um processo de mudança.

A designação de Clean Beauty é bem diferente de um produto ser vegan ou cruelty-free porque este se referem a coisas muito especificas como ingredientes ou testes. Podes ver as diferenças destes termos e muito mais neste artigo >>

Mas queríamos chegar exatamente aqui: Clean Beauty é algo bem mais abrangente! Não chega ser vegan ou não fazer testes em animais. Têm de ter uma produção sustentável, embalagens recicladas e recicláveis e não podem prejudicar o meio ambiente (desde todos os materiais aos ingredientes).

Clean Beauty veio para ficar!

Se ainda achas que o termo “Clean Beautyé apenas uma estratégia de marketing e que não tem grande diferença no impacto ambiental, estamos aqui para te mostrar o contrário.

De acordo com um estudo feito pela Zero Waste Week as embalagens de beleza totalizam 120 bilhões de unidades todos os anos. Isso inclui plástico, papel, vidro e metais. Todas estas embalagens acabam em aterros sanitários ano após ano. Dessa forma há uma impressionante poluição plástica! Há anos que se ouve falar da importância de reduzir o plástico por não ser biodegradável, ou seja, não se irá decompor.

Para além do plástico há também todo o processo de desenvolvimento dos produtos, ou seja, é necessário conseguir uma boa gestão de energia, resíduos e água para conseguir reduzir o impacto climático. E o caminho é este! Assim sendo, Clean Beauty é muito mais que uma ideia de marketing. Enquanto as marcas procurarem ser mais sustentáveis e fazerem mais e melhor pelo nosso meio ambiente, melhor para todos.

Em suma, do que estás à espera para ajustar a tua rotina de beleza para se adaptar a um estilo de vida mais sustentável? Vê todas as marcas e produtos Clean Beauty em Skin.pt >>

0 Partilhas