Skincare

O nosso serviço de aconselhamento personalizado tem sido um sucesso e são muitas as dúvidas que diariamente nos chegam. Mas há muitas dessas dúvidas que são super frequentes, por isso mesmo, hoje viemos desmistificar as 10 perguntas que mais nos chegam. Aproveita para ver porque alguma destas também pode ser a tua!

1. Limpar a pele do rosto de manhã é mesmo importante?

São imensas as pessoas que, ao explicarem a rotina de pele, não mencionam o uso de um produto de limpeza de manhã. A verdade é que este passo é tão importante como a limpeza de pele na rotina da noite!

Tenho o hábito de dizer que uma limpeza adequada, feita de manhã e à noite, é mais de 60% dos resultados. Assim, se não limpas o rosto de manhã deves mesmo começar a fazê-lo.

Mas porquê afinal? Durante a noite a pele renova e a produção de células aumenta, o que gera células mortas, oleosidade e excesso de impurezas nos poros devido a esta renovação. A limpeza de manhã vai então remover toda esta “sujidade” acumulada pela renovação. Simples!

2. É imprescindível usar sérum ou posso saltar este passo?

Os séruns são geralmente os produtos mais concentrados das marcas e daí serem tão importantes na rotina de skincare!

Com uma textura geralmente mais ligeira e aquosa, recebemos algumas perguntas neste seguimento “eu uso sérum e não sinto nada”. É um facto! Porque os séruns têm uma rápida absorção e estão formulados para serem absorvidos até às camadas mais profundas da pele. Assim, estamos a levar maior concentração de princípios ativos para tratar de dentro para fora.

Para além disso, é fundamental a sua conjugação com os cuidados hidratantes (em creme, gel-creme ou bálsamo). São esses que vão efetivamente dar conforto mais “à superfície”.

3. Tenho pele mista, que tipo de máscaras posso usar?

Foi essencialmente para pessoas com pele mista que foi criado o termo Multimasking. Uma das primeiras marcas a abordar este tema foi a Caudalie! A ideia será aplicar várias máscaras no rosto para conseguir tratar necessidades diferentes em cada zona da pele, durante o mesmo período de tempo. Por isso, se tens pele mista, podes aplicar nas zonas mais secas uma máscara hidratante e em simultâneo, nas zonas mais oleosas, uma máscara purificante!

4. Tenho pele mista ou oleosa mas sinto a pele seca, posso usar cremes para pele seca?

É verdade que a pele mista e oleosa também perde água e por isso, em determinadas alturas, é frequente sentir alguma “secura”. Aquilo que acontece é que essa secura é uma secura pontual, ou seja, não pode ser compensada com hidratantes para a pele seca.

Os hidratantes para a pele seca têm nutrição adaptada para esse tipo de pele e torna-se excessiva para uma pele mista ou oleosa. Assim, opta por escolher séruns hidrantes – que vão repor os níveis de água sem gordura.

5. Como consigo distinguir pele seca de pele desidratada?

No seguimento da dúvida anterior, temos muitas vezes esta pergunta: “afinal como sei se tenho pele seca ou desidratada?”. A pele seca é um tipo de pele, ou seja, algum constante. Em contrapartida, a pele desidratada é um estado, ou seja, algo momentâneo. É por aí que te deves seguir sempre.

Fizemos uma explicação mais aprofundada deste tempo num artigo que podes ler aqui >>

6. Mesmo não usando maquilhagem, tenho de limpar o rosto?

Ainda há muito a ideia de que a limpeza facial está ligada ao uso de maquilhagem. E por aqui também se prende a primeira questão vista sobre a limpeza de rosto de manhã.

A limpeza é essencial, mesmo que não uses maquilhagem! Durante o dia, a poluição e outras agressões externas, fazem com que a pele acumule impurezas que precisam de ser removidas antes da aplicação dos cuidados da noite.

7. Protetor solar mineral ou químico?

Cada vez se ouve falar mais nas diferentes dos protetores solares e no seu tipo de filtros. Há marcas que fazem uma mistura de filtros minerais e químicos e outras que optam por diferenciar, ou seja, protetores só minerais ou protetores só químicos.

Os filtros químicos, apesar do nome, não quer dizer que seja tóxicos para a pele. Aliás, este é o filtro mais comum! Têm este nome porque são absorvidos pela pele, para depois retornar à superfície para começar o efeito de proteção.

Por outro lado, os filtros solares minerais são filtros físicos que não são absorvidos. Ficam à superfície da pele para um efeito protetor imediato. Consequentemente, como estes filtros não são absorvidos pela pele, são mais recomendados para bebés e pessoas com pele sensível e reativa.

8. Quantas vezes devo esfoliar a pele?

A esfoliação é uma mais valia na rotina de skincare, menos numa pele acneica ou com borbulhas inflamadas. Contudo, fica sempre muito a dúvida de quantas vezes se deve realizar a esfoliação porque em excesso, também pode deixar a pele desequilibrada.

Aquilo que habitualmente recomendo é que seja 1 a 2 vezes por semana, contudo, é fundamental também perceber um bocadinho das necessidades da pele e tentar conjugar isso. Por exemplo, no verão a pele fica mais grossa e irregular, há geralmente mais oleosidade produzida e portanto 2 vezes por semana será adequado. Por outro lado, no inverno a pele fica mais seca ou desidratada, mais fina também, sendo suficiente 1 vez por semana!

9. Como reaplicar protetor solar com makeup?

Se precisares de reaplicar protetor solar e estiveres maquilhada, podes achar que o processo será algo demasiado complicado. Mas não precisa de ser!

Idealmente será aplicares o protetor solar com pequenos toques, com uma esponja por exemplo, em vez de espalhar com as mãos. Também há quem prefira retirar a maquilhagem e voltar a maquilhar.

Sinceramente, esta é a minha escolha favorita neste processo: protetor solar em bruma. Desde há uns anos para cá várias marcas fizeram protetores solares faciais em bruma, com um toque seco e perfeitos para reaplicar em qualquer altura do dia, mesmo com maquilhagem!

10. Se não sair de casa, devo colocar na mesma protetor solar?

Por último mas não menos importante, mantemos outra questão sobre a utilização de protetor solar e que vem ao encontro do confinamento e do teletrabalho. “Se não vou sair de casa, não preciso de aplicar protetor solar” é uma afirmação incorreta. Apesar de não haver exposição solar, há outras agressões provenientes de luzes e outros fatores que o protetor também consegue bloquear. Assim, deves manter a sua utilização na tua rotina da manhã!

Se ainda não conheces o My Skin Time, está mesmo na altura de espreitares. O My Skin Time é uma página dentro da Skin.pt onde podes marcar uma sessão de aconselhamento com uma das Beauty Expert. Dúvidas sobre rotinas de pele, produtos, ingredientes e tudo o que precises de saber.

A marcação é super simples e prática e podes ver tudo bem explicado aqui! Do que estás à espera para tirar já as tuas dúvidas?

0 Partilhas