Já conheces o Slugging? Mais uma técnica K-Beauty!
Slugging é a mais recente técnica de skincare que se ouve falar nas redes sociais. Por isso, se vês habitualmente TikTok, certamente que já passaste por ela! Se estás a pensar em experimentar, vamos lá meter os pontos nos “is” com todos os pontos positivos e negativos que podes tirar desta experiência.
O que é o slugging?
O Slugging é mais um conceito proveniente das tão famosas rotinas coreanas. Com uma pele invejável e rainhas da beleza, temos procurado várias respostas sobre os seus truques e cuidados. Da essência às máscaras, toda esta “fama” se resume a um único termo: K-Beauty.
Mas o que temos afinal? Numa tradução literal, o slugging, proveniente do termo slug, significa “lesma”. Certamente que isto te faz lembrar coisas como baba de caracol e ingredientes desse género mas não é bem assim! Em vez disso, a ideia será usar produtos “viscosos” e que têm um efeito oclusivo na pele.
Para quê? Os produtos de efeito oclusivo têm a capacidade de reter água. Assim, vai deixar a pele mais hidratada e luminosa. Para além disso, mais água também se traduz numa pele mais equilibrada e com a barreira cutânea reforçada.
Que produtos e como utilizar?
Tal como referi anteriormente, a ideia será utilizar produtos com um efeito oclusivo na pele. O mais conhecido e mais utilizado nesta técnica é a vaselina.
A verdade é que a vaselina é uma geleia derivada do petróleo, com um efeito barreira intenso e bastante oclusiva para a pele. Desta forma, além de deixar a pele untuosa e gordurosa, podem também impedi-la de respirar.
Seja como for, a sua aplicação da técnica Slugging é simples! Para utilizares na rotina da noite, aplicando uma camada fina que fica a atuar durante toda a noite. Mas este produto não vai substituir o teu creme, nem tão pouco a tua rotina! Estes são os passos:
- Limpa o teu rosto com o cuidado de limpeza habitual (leite, gel, mouse, etc)
- Aplica o sérum
- Aplica o creme hidratante
- Coloca uma camada muito fina de vaselina ou um similar
Slugging, sim ou não?
Mas vamos ao que realmente importa porque os benefícios já sabes quais são e, à primeira vista, podem parecer aliciantes. Só que há sempre o verso da moeda não é verdade?
Grande parte dos dermatologistas estão a desaconselhar esta técnica, principalmente para pessoas com pele mista, oleosa ou acneica. Podemos considerar que a ideia de evitar a perda de água poderia ser um bom. Contudo, o efeito oclusivo da vaselina irá obstruir os poros e agravar situações como pontos negros, produção excessiva de sebo e imperfeições.
Em contrapartida, uma pele seca a muito seca tem uma grande necessidade de nutrição e, nessas situações, pensar no slugging como um reforço semanal e mais pontual, até pode trazer conforto.
Para além de tudo isto, há alguma controvérsia no efeito desse tipo de produtos/ingredientes à pele sensível e a possíveis irritações. Há uns anos que as grandes marcas de cosmética evitam ingredientes derivados de petróleo por estarem longe de serem hipoalergénicos. Dessa forma, esta técnica não está adaptada para pele sensível.
Posto isto, se estás a pensar usar o slugging, pondera bem sobre as necessidades da tua pele e se efetivamente vale apena!
Não te esqueças que, se tens pele mista, oleosa ou acneica e sentes a pele a repuxar, isso será desidratação e essa desidratação pode facilmente ser compensada com um sérum ou com uma máscara hidratante – que não comprometa a qualidade da pele e não te dê mais gordura!
Em suma, pesando na balança os prós e contras do Slugging, justificará experimentar? Da minha parte, acredito que fazer máscaras de noite hidratantes, sem ser com vaselina, trará os mesmo resultados e com menos riscos.
Vê todas as máscaras em Skin.pt e mantém a pele saudável >>