anti-idade

Se já começaste a olhar para a cosmética de outra forma e tentar perceber a lista de ingredientes dos produtos que utilizas, então já te deparaste com imensa informação e alguma pouco clara. Assim, para te ajudar nesse processo da escolha de um cuidado anti-idade (seja sérum ou creme), hoje vamos mostrar-te aqueles que não podem mesmo faltar!

1. Ácido Hialurónico

Começamos com o mítico ácido hialurónico que, apesar de ter “ácido” no nome, é um ingrediente seguro para usar em qualquer altura do ano e está presente na grande maioria dos cuidados de rosto!

O ácido hialurónico é produzido de forma natural pelo nosso corpo e por isso mesmo, não há grandes riscos de reações alérgicas. Contudo, a partir do 25 anos começa a abrandar essa produção natural e daí a necessidade de compensar com a cosmética!

Das linhas de expressão às rugas mais profundas, o ácido hialurónico vai ajudar-te nesse processo anti-idade. Para além disso, é incrível na capacidade de manter a pele hidratada.

2. Retinol

Ao contrário do anterior, o retinol é um ingrediente que estimula de tal forma a renovação da pele que se pode tornar abrasivo para a pele mais sensível, assim, o ideal será fazer um teste de tolerância antes de utilizar cuidados com este ingrediente.

Tal como referi, o retinol tem uma excelente capacidade para renovar a pele e por isso, a sua utilização tem imensos benefícios:

  • Melhorar a textura da pele
  • Reduzir rugas
  • Atenuar manchas
  • Reduz os poros dilatados
  • Aumentar a luminosidade
os produtos com retinol são mais recomendados na rotina da noite e nunca em alturas de exposição ao sol intensa. Assim, consulta as informações de cada produto para que possas utilizar de forma correta.

3. Ácido Glicólico

Assim como o retinol, este também tem uma ação esfoliante química que influencia na renovação da pele. Por ter essa capacidade de renovação, o seu efeito é idêntico: atenuar rugas, manchas e acne.

Mas então, quando usar ácido glicólico e quando usar retinol? Ambos são excelentes ingredientes anti-idade mas o ácido glicólico é melhor tolerado.

4. Niacinamida

A niacinamida é muita vezes “posicionada” como um hidratante e um suavizante para a pele. Contudo, este ingrediente tem muito mais para dar! Para além de reter água à superfície, ajuda a reduzir o excesso de oleosidade e ainda a estimular a produção de colagénio. Ou seja, se tens falta de firmeza e pele sensível, este pode ser o ingrediente-chave que procuras!

5. Resveratrol

Neste último ponto, mas não menos importante, poderiam estar ingredientes como a vitamina C ou vitamina E que, para além de terem uma ação antioxidante, também têm uma ação anti-idade. Contudo, desta vez quero trazer-te algo novo e que possa melhorar a tua rotina! Afinal, há uma grande probabilidade de já usares vitamina C não é verdade?!

O resveratrol é outro antioxidante que podes combinar ou substituir a vitamina C! Um polifenol encontrado e extraído das sementes das uvas. Para além de eliminar os radicais livres e proteger a pele do fotoenvelhecimento, o resveratrol favorece a produção de elastina e colagénio para uma pele mais firme!

Um artigo publicado pelo Journal of Cosmetis Dermatology em 2008 apresenta o resveratrol como o ingrediente mais antioxidante de todos. Sim, leste bem! Mais antioxidante que a vitamina C que, nesse mesmo artigo, surge em 3º lugar.

Se adoras saber mais sobre ingredientes e os seus principais efeitos, vê o nosso glossário.
Assim como todos os cuidados anti-idade em Skin.pt >>

0 Partilhas