acne

O aparecimento de acne está frequentemente associado às alterações hormonais na adolescência. Afinal, é nesta fase que há uma maior propensão para aparecer. Contudo, é cada vez mais frequente também aparecer na fase adulta, mesmo quando na adolescência isso não aconteceu!

Vamos explicar-te tudo sobre este processo e como podes adaptar as rotinas de acordo com a faixa etária e necessidades da pele.

Primeiramente, o acne é considerado uma doença cutânea e por isso, a origem da palavra determina o género feminino: “a acne”. Ainda assim, o uso regular da mesma tem tido oscilação de género e o masculino também passou a ser aceite, assim, quer leias “o acne” ou “a acne” sabes que estará igualmente correto!

Mas vamos ao que realmente importa certo? Afinal, porque há cada vez mais pessoas com este problema na fase adulta?

A ACNE EM ADULTOS

Quando falamos de acne na adolescência, as percentagens são similares tanto em rapazes como raparigas e a causa está sempre ligada às alterações hormonais. Em contrapartida, quando falamos de acne na fase adulta, remetemos essencialmente para as mulheres. Em estimativa, haverá cerca de 51% de mulheres com acne entre os 20 e os 29, 35% entre os 30 e os 39 e 26% entre 40 a 49 anos. Números que tem sido crescentes. Mas porque motivo?

As causas mais comuns do acne em adultos está ligado com o stress, poluição, efeitos colaterais de medicamentos e, tal como acontece nos adolescentes, também devido a alterações hormonais (gravidez e pós-parto, por exemplo!).

TIPOS DE ACNE

tipos-de-acne

Existem vários tipos de acne, mas os mais conhecidos são o retencional e o inflamatório.

O primeiro caracteriza-se por existirem cravos e pequenas imperfeições. Estas imperfeições podem ser inflamadas e ter pontos amarelos de pus (conhecidas como pústulas). Neste tipo de acne é comum o sebo acumular-se e provocar pontos negros. Por outro lado, o acne inflamatório é mais visual e superficial porque apresenta borbulhas maiores, mais avermelhadas e inflamadas.

Posto isto, aquilo que é mais frequente é o acne nos adolescentes ser um acne inflamatório e nos adultos ser um acne retencional. Assim, deves adaptar a rotina e o tipo de cuidados diários para melhores resultados.

AVÈNE PARA ACNE NA ADOLESCÊNCIA

avene-cleanance-comedomed

Uma rotina que aposta no tratamento de imperfeições e que, tal como qualquer outra, deve começar pela limpeza!

  1. Avène Cleanance Gel de Limpeza para limpar de forma delicada enquanto remove o sebo e as impurezas.
  2. Cleanance Comedomed, um concentrado anti-imperfeições para reduzir borbulhas e pontos negros, limitando também a possibilidade de novas imperfeições.

AVÈNE WOMEN PARA ACNE NA FASE ADULTA

avene-cleanance-women

Uma rotina de cuidados que não só se preocupa com as imperfeições mas com as manchas, que são mais frequentes nesta fase. Para além disso, as imperfeições na fase adulta costumam ser mais localizadas na parte inferior do rosto e na parte superior mais poros dilatados.

  1. Avène Cleanance Gel de Limpeza, o mesmo que na rotina anterior, para limpar de forma delicada enquanto remove o sebo e as impurezas.
  2. Cleanance Women Sérum para corrigir as imperfeições, fechar os poros e refinar a textura da pele. Rico em ácido glicólico para cumprir todas essas necessidades.
  3. Avène Cleanance Women Emulsão de Dia para completar o efeito antioleosidade e anti-imperfeições enquanto uniformiza a tez e proporciona um acabamento mate natural.
  4. Na rotina da noite, podes e deves usar depois da limpeza e do sérum o Avène Cleanance Women Cuidado de Noite. Um creme que se foca essencialmente na renovação, ajudando nas marcas e manchas, ao mesmo tempo que refina os poros e alisa a tez.

Para terminar, um cuidado transversal para adolescentes e adultos, é o Avène Comedomed Cleanance Localizado. Um creme para borbulhas de aplicação localizada que acelera a cicatrização e evita que deixe marcas.

Em suma, a acne deixou de ser um problema de adolescentes para ser cada vez mais frequente na fase adulta. Adaptar os hábitos diários, não só de skincare, também ajudam nesse processo! Uma alimentação adequada, com uma correta ingestão de água, horas de sono dormidas e por aí adiante, também fazem com que mais rapidamente, a pele volte a estar saudável. Por isso, trata da tua pele e do teu dia-a-dia como um todo!

Vê todas as promoções da Avène durante este mês, em Skin.pt >>

0 Partilhas