olhos

A zona do contorno dos olhos também merece a tua especial atenção, principalmente quando há uma problemática associada. A verdade é que muitas pessoas abdicam deste passo, substituindo-o pelo sérum que aplicam no rosto e no contorno de olhos. Mas será suficiente?

Primeiramente e antes de entrarmos no “mundo dos cremes” é fundamental que conheças algumas particularidades desta zona!

A pele do contorno de olhos é 4 vezes mais fina do que a pele do resto do corpo. Por isso mesmo, é uma pele extremamente delicada e mais dificil de proteger.

O contorno ocular é uma zona bastante fina e permeável. Assim, se tens o hábito de usar o teu creme de rosto no contorno de olhos por ser mais “prático”, deves parar de fazê-lo!

Como aplicar o creme de olhos?

Esta é uma das dúvidas mais pertinentes e, caso não sejas, uma aplicação incorreta pode até comprometer a eficácia do produto! Assim, é importante que leias a forma de aplicar do teu produto porque podem existir sugestões diferentes, de marca para marca ou produto para produto.

Contudo, há uma forma mais generalizada e por isso vamos deixar-te aqui alguns pontos importantes sobre esta aplicação.

  • Os cremes de olhos devem ser aplicados à volta “do osso” e não diretamente nas pálpebras – a não ser que seja expressamente indicado no produto que o podes fazer.
  • Deves utilizar depois da limpeza e antes de aplicares qualquer outro cuidado de rosto.
  • O ideal é aplicar com pequenos toques e com o dedo anelar, exercendo pouca pressão e sempre de dentro para fora.

Que creme devo escolher quando tenho…

1. Papos e Olheiras

Muitas vezes aparecem em conjunto, outras vezes aparecem de forma isolada. A maioria dos cremes de olhos têm a preocupação de associar ingredientes que ajudem nesta parte! Mas, caso não saibas como distingui-los, estas são as características principais:

  • Os papos são caracterizados por um “alto” na zona abaixo dos olhos, como se a zona estivesse “congestionada”.
  • As olheiras são facilmente reconhecidas pela alteração da coloração na área dos olhos. Podem ser mais azuladas devido à má circulação sanguínea ou mais acastanhadas devido ao excesso de melanina que fica acumulado na zona.

2. Hidratação e Primeiras rugas

Se o teu foco é a prevenção, procura um contorno de olhos com ação antioxidante! Como vimos anteriormente, esta é uma zona mais fina e mais sujeita às agressões externas. Por isso, também é a primeira zona a notar-se sinais de envelhecimento.

Dessa forma, a partir dos 20 anos já é totalmente válido prevenir os sinais de idade e corrigir as linhas mais finas que vão surgindo.

3. Rugas e Falta de Firmeza

Da mesma forma que ficamos com rugas ou falta de firmeza no rosto, há uma enorme probabilidade de ter também no contorno de olhos, afinal, as expressões faciais também não ajudam!

Geralmente a falta de firmeza no contorno de olhos reflete-se para a zona pálpebral, assim, o ideal será procurar um contorno de olhos que possa ser utilizado nessa zona e que tenha um efeito lifting.

Já as rugas, sendo mais ao redor, a escolha é mais ampla mas deves procurar cremes de olhos que reforcem a capacidade de preencher e alisar.

4. Sensibilidade Palpebral

Da mesma forma que há pele sensível no rosto ou corpo, bem como a pele seca e pele atópica, também há quem sofra de sensibilidade acrescida no contorno de olhos. Provocada por uma secura extrema e caracterizada pela zona mais vermelha e a descamar.

Os ingredientes comuns e utilizados na maioria dos cremes de olhos podem ser excessivos ou agravar o estado desta sensibilidade por isso, o ideal será optar por cremes formulados para pálpebras sensíveis, secas e irritadas.

Vê todos os cremes de contorno de olhos em Skin.pt >>

0 Partilhas