Fica sempre na dúvida se deve mudar de creme durante o Inverno e adaptar a sua rotina a esta nova estação? Então hoje vamos contar-lhe tudo!

A verdade é que a pele se encontra em constante adaptação ao exterior e isso, claro, também inclui a temperatura e a forma como o calor ou o frio podem agredir a nossa pele.

Quantas vezes não ouvimos alguém dizer “este creme já não serve para mim, acho que a minha pele se adaptou”. Eis o erro: a pele não se adaptou! Apenas mudou de necessidades e por isso o creme já não está a corresponder na perfeição como aconteceu noutras alturas.

Posto isto, com a chegada do frio e as diferenças de temperatura mais constantes, a pele começa a perder mais água e tem uma maior dificuldade em manter a hidratação natural. Assim, é normal que sinta a pele desidratada, a repuxar e consequentemente mais baça e com um aspeto menos saudável.

De acordo com todas as referências anteriores, podemos dar-lhe o veredicto final: Sim, é importante mudar de creme no Inverno!

Mudar de creme durante o Inverno? VERDADE!

Se pensarmos de uma forma mais ampla, durante o Verão há mais calor e por isso a pele tende sempre a produzir mais oleosidade (mesmo as peles secas não ficam tão secas). Assim, nessa altura é comum que se utilize texturas mais leves, frescas e que não sejam tão nutritivas.

Esses mesmos cuidados que funcionaram no verão, não têm hidratação suficiente para dar à pele tudo o que precisa durante o Inverno! Por isso, de acordo com o seu tipo de pele, pode ajustar a rotina diária de 2 formas no Inverno:

1. PELE SECA: Optar por creme mais nutritivos

hidratantes-de-inverno-pele-seca-nutri-system-avene-creme-nutritive-caudalie-vinosouce-sos
Esthederm Nutri System | Avène Les Essentiels Creme Rico | Caudalie Vinosource Creme SOS Hidratação

Se o seu tipo de pele é seca, é fundamental que no Inverno opte por cuidados em creme mais nutritivos. Normalmente são mais balsâmicos mas também muito mais confortáveis! Repõe a hidratação praticamente no imediato e não deixam a pele perder água com tanta facilidade.

Dica!

Além de mudar o creme, faça máscaras de hidratação mais vezes por semana.

2. PELE MISTA OU OLEOSA: Manter a rotina de dia, alterar o creme de noite

hidratantes-de-inverno-pele-mista-svr-hyalu-biotic-avene-hydrance-aquagel-nuxe-creme-fraiche
SVR Hyalu Biotic Geleia Repulpante | Avène Hydrance Aqua-Gel Hidratante | Nuxe Crème Fraiche de Beauté

Se o seu tipo de pele é mista ou oleosa, não opte por creme nutritivos! Apesar de inicialmente parecerem adequados e confortáveis para a pele, poucos dias depois terá a pele com excesso de gordura acumulada. Resultado? Vai ficar com a pele ainda mais oleosa, poros dilatados, pontos negros e comedões.

As peles mistas e oleosas devem, em regra geral, evitar cremes que mencionem ser “ricos” ou “nutritivos”.

Dessa forma, o ideal será fazer um “mix” na sua rotina. Manter a rotina de dia com cuidados para a pele mista e/ou pele oleosa é essencial. Depois, opte por mudar o creme de noite para um hidratante.

Dica!

Associar um sérum hidratante é uma ótima opção para pele mista ou oleosa. Os séruns repõe a hidratação sem deixar a pele gordurosa por isso são perfeitos complementos!

Em suma, é realmente importante adequar os cuidados de rotina diária durante o Inverno, porque as necessidades da pele mudam bastante com as diferenças de temperatura. De reforçar que mesmo sendo Inverno deve manter a utilização de proteção solar diariamente.

0 Partilhas