Rosácea: O que é e que cuidados deves ter?


A rosácea é um inflamação crónica da pele que deixa a face vermelha e com sensação de calor, por isso se tens vermelhidão e desconforto cutâneo e não sabes se é rosácea, lê o nosso artigo.
A rosácea (também conhecida como couperouse) é mais comum em mulheres do que homens e caracteriza-se por vermelhidão e rubor na face mas, se não for tratada, pode evoluir para inchaço, pústulas e inclusive atingir a zona ocular. Assim, é fundamental que adaptes a tua rotina de skincare para controlar este problema.
Mas o que é afinal a rosácea e porque aparece?

A rosácea surge devido à intolerância e reatividade da pele aos fatores externos. Dessa forma, quando há mudanças de temperatura, vento, poluição, stress, alterações hormonais e ainda uma alimentação desajustada, a pele manifesta-se ficando vermelha, quente e com os vasos sanguíneos mais visíveis.
Como as principais características são a vermelhidão e o rubor, a rosácea é facilmente confundida com eczema ou alergias mas não te deixes enganar! Se estiveres atenta à tua pele verás que quando há mudanças de temperatura esses sintomas intensificam-se e que se mantém mais constante por isso, trata-se de rosácea.
Uma das formas de também distinguir facilmente a rosácea de uma alergia comum, é a maior percepção dos vasos sanguíneos, principalmente na zona das bochechas.
Apesar de ainda não haver uma cura para a rosácea, existem várias terapêuticas (incluindo skincare) que ajudam a controlar o problema.
Rotina de cuidados para controlar a Rosácea
Como referimos anteriormente, não há uma cura conhecida para a rosácea mas existem vários cuidados que podem melhorar substancialmente e atenuar o desconforto.
Começa por evitar a maioria dos fatores externos que fragilizam a pele:
- Mudanças de temperatura – evitar usar o ar condicionado e exposição solar em horas de muito calor
- Duches com água muito quente – como o calor agrava a rosácea, é melhor que o duche seja com água morna
- Reduzir os níveis de stress e ter uma alimentação equilibrada – sem picantes, derivados de trigo, álcool e outros que possam agravar o problema
Para além de tudo isto, há toda uma rotina de skincare que deves considerar para manter a pele confortável e equilibrada:
1. Lavar o rosto com um produto não abrasivo
A limpeza do rosto pode ser um dos maiores fatores para desequilibrar a pele. Assim, opta por cuidados mais neutros e suaves, evitando tudo o que precise de enxaguar com água.
2. Usa um sérum calmante para rosácea
Os séruns são muito mais concentrados que os cremes e por isso têm um efeito mais imediato, daí ser fundamental que utilizes um na rotina rotina de skincare. Ainda assim, os séruns não hidratam à superfície e daí a necessidade de colocar um creme posteriormente.
3. Usa creme de dia e noite “AR”
A cosmética tem várias linhas com esta designação “AR”. São linhas especialmente formuladas para rosácea e têm um efeito mais calmante, reparador e protetor. O ideal é que esses cremes tenham propriedades hidratantes, anti-inflamatórias e antioxidantes para que o efeito seja mais completo!
Utilizares cremes específicos para rosácea também te dá uma segurança redobrada a evitar ingredientes que sejam inadequados para pele com rosácea. As linhas “AR” evitam ingredientes como o retinol e outros ácidos que podem agravar a rosácea.
4. Usa protetor solar
Tal como vimos, a rosácea surge pela intolerância aos fatores externos, dessa forma, a melhor maneira de criar uma barreira do exterior é usar um protetor solar todos os dias – não só durante o verão!
5. Leva água termal sempre contigo
É normal que ao longo do dia possas sentir a pele desconfortável e com mais rubor. Por exemplo, ires a um sitio que tenha ar condicionado ligado pode ser o suficiente para sentires a tua pele a ficar muito mais vermelha e quente. Nessas alturas aplica água termal para atenuar os efeitos e acalmar de imediato.
Em suma, há uma lista de cuidados e rotinas que podes adaptar para atenuar e controlar a rosácea. Contudo, é importante reforçar que se os sintomas persistirem e se manterem intensos durante um longo período de tempo sem melhoras, é fundamental a consulta com um dermatologista.