skincare-ingredientes

Ácido Tranexâmico, Bakuchiol, Niacinamida? Nomes um pouquinho difíceis de pronunciar? Pois é, mas sabias que estes ingredientes são importantes para a tua pele? Se cuidamos da nossa beleza com afinco, é importante que saibamos aquilo que todos os dias oferecemos à nossa pele para que fique ainda mais esplêndida e bonita para enfrentar todos os desafios do dia-a-dia sem nunca descer do salto!

Se adoras cuidar da tua pele, mas nem sempre consegues decifrar a lista de ingredientes dos produtos que usas e ficas, ainda que por vezes, na dúvida de quais os que melhor se adequam a ti, então este artigo foi feito à tua medida!

E porque a vida é mais bonita quando nos sentimos confortáveis na nossa pele, de A a Z deixamos-te o melhor guia de ingredientes que precisas de conhecer!

Ácido Azelaico

acido-azelaico-skincare-ingredientes

Ainda pouco conhecido pelo público em geral, este é um ingrediente de excelência para os cuidados anti-acne. Mas não só! Este ácido tem também uma ação bacteriana e anti-vermelhidão, por isso, sempre que falamos de uma pele com acne inflamatório ou de uma pele com rosácea mas com imperfeições, esta será uma ótima opção.

Para além disso, devido à sua capacidade renovadora (ainda que mais ligeira que glicólico ou retinol) também está muitas vezes presente na lista de ingredientes dos cuidados anti-manchas.

Ácido Cítrico

acido-citrico

O ácido cítrico é um tipo de AHA (alfa-hidroxiácido) extraído de frutas cítricas, daí o nome. Este ácido proporciona um efeito esfoliante, removendo as células mortas da pele para que fique mais lisa e uniforme. Adorado pelas peles oleosas, é muitas vezes acrescentado aos cosméticos para esse efeito. Contudo, por ser um ácido, é preciso especial atenção às peles sensíveis!

Ácido Ferúlico

acido-ferulico

Se gostas de antioxidantes este é daquelas ácidos que certamente já ouviste falar. Um antioxidante de excelência que combina na perfeição com a vitamina C e a vitamina E.

Este ácido tem a capacidade de neutralizar os danos causados por radicais livres, luz ultravioleta e infravermelhos, assim, conseguimos uma proteção do meio ambiente bem mais ampla. O resultado? Uma pele melhor protegida envelhece muito mais tarde! Mas este ingrediente também vai ajudar a reduzir as rugas e manchas.

Ácido Glicólico

acido-glicolico-skincare-ingredientes

O ácido glicólico é sem dúvidas um dos ingredientes estrela em skincare! É um dos mais conhecidos e utilizados, mas sabias que ele também faz parte do grupo de AHA’s? Assim sendo, atua como esfoliante químico para ajudar a renovar a pele deixando-a mais suave e uniforme. Para além disso, tem a capacidade de estimular a produção de colagénio sendo esse o motivo da sua presença na maioria dos cuidados anti-idade.

Ácido Hialurónico

acido-hialuronico

Se houvesse forma de dar um prémio ao ingrediente mais falado e utilizado em cosmética, o prémio seria para o ácido hialurónico! O que muitas pessoas não sabem é que este ácido, que tem nome de ácido mas nenhum efeito como tal, pode ter vários pesos moleculares que resulta em efeitos diferentes. Se for um ácido hialurónico de elevado peso molecular, este ficará mais à superfície da pele, em contrapartida se tiver um peso molecular mais baixo, será absorvido até às camadas mais profundas da pele.

Independentemente da sua forma de uso, a intenção do ácido hialurónico é hidratar a pele em profundidade e reduzir a aparência das rugas.

Ácido Kójico

acido-kojico-skincare-ingredientes

Quando falamos de manchas na pele é frequente ouvirmos falar de ácido glicólico e ácido salicílico. Pois bem, a partir de hoje, se queres deixar a pele mais uniforme, sem os efeitos secundários dos ácidos mencionados anteriormente (por serem mais abrasivos), tens de experimentar o Ácido Kójico!

Este ácido tem uma ação direta na enzima necessária para a produção de melanina, por outras palavras, se a produção de melanina estiver equilibrada, não haverá formação de novas manchas e também atenua as existentes.

Ácido Láctico

ácido-láctico

O Ácido Láctico é, a par do ácido glicólico e ácido cítrico, um alfa-hidroxiácido (AHA). Os ácidos que pertencem à família dos alfa-hidroxiácidos têm uma ação esfoliante que permite o efeito de renovação celular. Têm também um efeito queratolítico que é ideal para o tratamento da pele áspera e até em cicatrizes ou acne. Posto isto, o ácido láctico proporciona na pele um peeling ligeiro.

Este ácido distingue-se dos restantes AHA por ser uma molécula maior, ou seja, não consegue penetrar na pele em tanta profundidade mas em contrapartida tem uma excelente eficácia à superfície. Ainda assim, é dos ácidos renovadores e com efeito peeling mais bem tolerados na pele sensível!

Ácido Mandélico

acido-mandelico-skincare-ingredientes

Parecem ácidos a mais e todos com a mesma finalidade, nós sabemos! E para complicar ainda mais, temos aqui mais um e adivinha… também tem ação esfoliante. Só que, ao contrário dos anteriores, este ácido é mais lentamente absorvido pela pele e por isso mesmo, também é melhor tolerado em pele sensível.

De qualquer das formas, continua a tratar-se de um esfoliante químico da família dos AHA. Por isso mesmo, é bastante utilizado em cuidados para o acne, manchas ou antienvelhecimento.

Ácido Salicílico

acido-salicilico

Mais um ácido mas este não pertence à família dos AHA mas sim dos BHA. Nunca ouviste falar na diferença? Nós explicamos! A principal diferença é que os AHA são ácidos solúveis em água e os BHA solúveis em óleo. Contudo, em termos práticos e na sua aplicação diária, estas são as principais diferenças:
– Os AHA estão mais indicados para esfoliar a pele normal a seca, incluindo a pele com manchas ou rugas.
– Os BHA estão mais indicados para a pele oleosa e acneica porque ajuda nos poros dilatados e pontos negros.

Já percebeste onde queremos chegar certo? Por ser um BHA, o ácido salicílico é um dos ingredientes mais comuns em cuidados para a pele oleosa e acneica.

Ácido Tranexâmico

acido-tranexamico-skincare-ingredientes

O ácido tranexâmico é talvez uma das mais recentes descobertas no que toca aos ácidos no geral. Outrora era utilizado para tratar casos de hiperpigmentação via oral ou em injectáveis. Contudo, tal como a Skinceuticals também reforça na apresentação do Discoloration Defense Sérum, este ingrediente minimiza o reaparecimento das manchas de hiperpigmentação da pele e atenua as manchas escuras mais persistentes através do uso continuado

Posto isto, temos mais um ingrediente que ajuda no tratamento das manchas mas que se diferencia por ser um ácido não fotosensibilizante, ou seja, pode ser utilizado em cuidados de dia.

Alantoína

alantoina

Finalmente vamos deixar de lado a palavra ácido e descobrir muitos outros ingredientes porque nem só de ácidos vive a cosmética! Assim, começamos pela alantoína que certamente já viste presente em cuidados com ação calmante, seja para rosto ou corpo.

A alantoína tem um efeito hidratante intenso, acalma o prurido da pele irritada ou sensível e ainda ajuda a recuperar a pele agredida. Por isso, é frequente que esteja presente em cuidados tipo cicatrizantes.

Aloé Vera

aloe-vera

O Aloé Vera é dos ingredientes com ação calmante mais conhecidos. Quem nunca ouviu falar deste ingrediente para usar depois da exposição solar ou depois da depilação? A verdade é que ele tem mesmo propriedades calmantes e que facilitam a recuperação da pele para que volte a ser novamente saudável.

Bakuchiol

bakuchiol-skincare-ingredientes

Se o efeito deste ingrediente é uma incógnita para ti, podemos dizer-te que vais ficar surpreendida. Apesar de ter um nome estranho, podemos equiparar este ingrediente ao retinol. É verdade! Mas (e porque há sempre um mas….) ao contrário do retinol este ingrediente tem características anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes.

Imagina o que é poderes ter todas as vantagens do efeito renovador no combate às rugas, falta de firmeza e poros dilatados mas com um efeito calmante? A Lierac foi uma das primeiras marcas a dar destaque a este ingrediente na sua linha Cica-Filler. Uma linha que procura reduzir o envelhecimento, mesmo que tenhas uma pele sensível.

Ceramidas

ceramidas

Possivelmente só ouviste falar deste ingrediente aquando do lançamento da Cerave mas as ceramidas são utilizadas há muito mais tempo. Uma parte importante (e talvez imprescindível) de qualquer hidratante.

As ceramidas não só proporcionam um efeito hidratante como também ajudam a repor a barreira cutânea natural para que a desidratação, secura e irritação fiquem no passado!

Dimeticone

dimeticone-skincare-ingredientes

O dimeticone é uma forma de silicone e é o responsável por dar uma consistência suave e confortável à textura dos cremes e bálsamos. Assim, é considerado um emoliente. Para além disso, também ajuda a prevenir a pele seca e áspera e por isso é normal que vejas este ingrediente em cremes de corpo.

Glicerina

glicerina

A dúvida que paira no ar sempre que se fala de glicerina é: porque é que este ingrediente é tão menosprezado? Sempre que pensamos em hidratação da pele pensamos em ácido hialurónico. Mas…e a glicerina onde fica? A verdade é que apesar de ter um nome menos sonante e um aspeto menos glamoroso, a glicerina também é um hidratante de excelência!

Este ingrediente presente na maioria dos hidratante, é ideal para a pele seca e desidratada porque tem um baixo peso molecular é absorvida até às camadas mais profundas da pele. Assim, a sensação de conforto é imediata e os seus resultados também são duradouros.

Niacinamida

niacinamida-skincare-ingredientes

A niacinamida (ou vitamina B3) é dos ingredientes mais versáteis desta lista. Tão versátil que é possível que encontres este ingrediente em todas as frentes desde acne, envelhecimento, manchas ou pele baça. O certo é que a niacinamida tem tudo isto: capacidade de reduzir as manchas, atenuar a vermelhidão e irritação da pele, reforçar a barreira cutânea, preservar a hidratação, potenciar a luminosidade da pele, proteger a pele das agressões externas e ainda equilibrar e acalmar a pele lesada.

Posto isto, se há ingrediente que tu queres ter nos teus cuidados de skincare diários, este será certamente um deles!

Pantenol

pantenol

O pantenol, muitas vezes também apresentado como provitamina B5, é um dos ingredientes mais frequentes em skincare, maquilhagem e até cuidados de cabelo pelas suas propriedades hidratantes.

A marca Bepanthene foi uma das primeiras a dar o devido destaque a este ingrediente tão especial (num derivado conhecido por dexpantenol). Se há problemas de pele irritada, inflamações, queimaduras solares, pele áspera, dermatites e alterações cutâneas similares, o pantenol vai ajudar a resolver!

Peróxido de Benzoíla

peroxido-benzoila

A par do ácido salicílico, o peróxido de benzoíla é outro ingrediente super utilizado nas formulações de creme para o acne. Mais do que isso é que quando utilizados em conjunto, os dois complementam-se na perfeição e proporcionam resultados ainda mais eficazes!

O peróxido de benzoíla tem a capacidade de reduzir as bactérias que provocam o acne enquanto o ácido salicílico remove o excesso de oleosidade dentro dos poros e proporciona uma “limpeza” mais profunda.

Resveratrol

resveratrol-skincare-ingredientes

Resveratrol é um ingrediente antioxidante que provém da casca das uvas e faz parte do grupo dos polifenóis. Os polifenóis atuam como antioxidantes de primeira linha para proteger as células contra os danos externos que provocam o envelhecimento celular. Assim, quando se começou a estudar este ingrediente, foi apelidado de “segredo da juventude”.

Falar de Resveratrol sem falar da Caudalie, seria algo demasiado injusto! Afinal, a Caudalie tornou-se uma verdadeira referência ao criar uma patente em 1997 com resveratrol proveniente da videira. Posto isto, sempre que vires este ingrediente associado a um anti-idade, sabes que os resultados vão ser incríveis!

Retinol

retinol

Este dispensa apresentações mas, caso não saibas, nem sempre o vais encontrar com este nome. É verdade, ele também pode ser apresentado como Vitamina A ou ácido retinóico. Independentemente do nome, o certo é que é um dos mais potentes renovadores celulares para tratar todas as irregularidades à superfície da pele: rugas, manchas, acne, poros dilatados, pele baça ou grossa, por aí.

Vitamina C

vitamina-C

Depois de falar de Retinol vamos falar de vitamina C (ou ácido L-ascórbico) e assim, quase que podemos dizer que deixámos o melhor para o fim! Outro ingrediente estrela e considerado um ingrediente-chave em qualquer rotina de skincare, a vitamina C é um dos melhores antioxidantes.

Chamamos de antioxidantes os ingredientes que conseguem proteger a pele dos radicais livres. Os radicais livres podem danificar as nossas células deixando-a com uma tonalidade menos uniforme e envelhecida. Assim, a intenção dos antioxidantes é evitar esses danos, protegendo a pele e melhorando os sinais visíveis de envelhecimento.

Para além de tudo isto, juntamos ainda mais 2 capacidades que o público em geral adora: o seu efeito potenciador de luminosidade e o facto de ajudar a reduzir as manchas.

Vitamina E

vitamina-E

A vitamina E (ou alfa-tocopherol) é, a par do anterior, um ingrediente antioxidante e em conjunto funcionam na perfeição. Está cientificamente comprovado que a vitamina E e a vitamina C utilizadas em conjunto com o protetor solar, fornecem até 4x mais proteção do que só o protetor solar.

Relativamente à vitamina E, a sua proteção contra as agressões externas não é tão intensa como a vitamina C mas, em contrapartida, tem propriedades calmantes e suavizantes. De destacar ainda a capacidade de proteger a barreira lipídica da pele, mantendo-a intacta. Por outras palavras, previne a desidratação.

Agora que já estamos no fim e contando que leste todos estes ingredientes com a máxima atenção, já percebes porque o Skinceuticals CE Ferulic é um dos antioxidantes mais recomendados? Junta 3 antioxidantes espetaculares: vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico.

Ureia

ureia-skincare-ingredientes

Se não és fã de esfoliante físico (aquele em grãos), então tens mesmo de conhecer este ingrediente! A ureia funciona como um emoliente queratolítico, ou seja, remove toda a pele morta e escamosa que se acumula à superfície da pele.

Utilizada em vários cuidados de corpo e pés, este ingrediente é perfeito para situações de dermatite, psoríase, eczema, queratose pilar e também para as calosidades nos pés.

Enquanto ingrediente podes encontrá-lo em várias concentrações e claro está, quanto maior esta concentração, mais eficácia terá. Se nunca viste nenhuma marca com ureia e diferentes percentagens, podes espreitar a gama Isdin Ureadin.

Zinco

zinco

O zinco é um mineral essencial e podemos encontrá-lo em vários formatos: desde multivitamínicos, cremes hidratantes a reparadores da pele como o Halibut.

O zinco vai ajudar a manter a pele saudável e protegida contra as agressões externas, nomeadamente os raios UV nocivos. Mas há mais! O zinco é um renovador incrível e por isso não só trata as lesões do acne como também ajuda na cicatrização das feridas.

Em suma, a cosmética é um mundo cheio de ingredientes únicos. Por isso mesmo, este é um excelente ponto de partida para que a partir de agora leias a lista de ingredientes nos teus produtos de skincare com outros olhos!

0 Partilhas