skincare

Quando a intensidade dos raios solares aumenta, quem tem tendência a manchas sabe que é nesta altura que algumas vão começar a surgir ou a aumentar a intensidade. Assim, começa desde já a prevenir a formação de novas manchas e a evitar que as existentes fiquem mais acastanhadas.

As manchas provêm de um processo de nome complexo mas que na verdade é bem simples de entender! A cor da nossa pele é consequência de um pigmento – a melanina. Este pigmento tem como principal função proteger a pele dos raios solares e outras lesões, mas também dá cor à nossa pele. Por exemplo, é devido à melanina que ficamos bronzeadas!

O que acontece na formação da mancha é que a exposição solar faz desencadear uma excessiva produção de melanina, que se acumula à superfície e deixa o tal aspeto acastanhado. Grande parte das manchas provêm dessa incidência da radição solar mas existem outros fatores como a poluição, processos inflamatórios ou gravidez.

Posto isto, antes que comeces a sofrer com os raios solares mais intensos, insere na tua rotina produtos-chave que te vão ajudar neste processo. Até porque…a melhor forma de olhar para as manchas é começar a preveni-las o quanto antes porque o processo de remoção é mais demorado!

1. Suplemento Alimentar

martiderm-pigment-zero-dsp-antiox-capsules-manchas

Antes de começares a pensar em inserir na tua rotina de skincare todos os produtos e mais alguns para te ajudar nas manchas, talvez seja bom saberes que existem complementos perfeitos e que vão onde a cosmética não chega: tratar de dentro para fora.

Os suplementos alimentar formulados para prevenir a formação de manchas têm ingredientes antioxidantes que ajudam a reparar a pele dos danos solar. Para além disso, geralmente atuam na raíz do problema: mantêm a produção de melanina estável!

2. Sérum de dia

Escolhe um sérum de dia adaptado para te ajudar a tratar as manchas existentes, prevenir a formação de novas e ainda potenciar ao máximo a luminosidade da tua tez. O Caudalie Vinoperfect é um sérum que, no meu ver, dispensa apresentações por ser um best-seller da Caudalie há muito tempo!

O ingrediente chave deste sérum é a viniferina, um ingrediente patenteado pela marca e que tem uma ação antimanchas comprovada por testes clínicos.

3. Sérum de noite

skinceuticals-resveratrol-be

Apesar do sérum de dia também dar para usar à noite, a verdade é que faz sentido algo mais intenso neste passo. Não tanto a título preventivo e iluminador mas sim reparador. Ou seja, todos os danos que a pele foi sofrendo ao longo do dia devido à exposição solar, são reparados com o Skinceuticals Resveratrol BE.

4. Esfoliante

bioderma-pigmentbio-foaming-cream-esfoliante-manchas

Um dos grandes segredos de uma pele mais lisa e homogénea é o esfoliante. Mas atenção, não deves abusar na sua utilização nem na força dos movimentos durante a sua utilização porque pode deixar a pele desequilibrada.

A intenção é tirar partido da remoção de células mortas para evitar que a mancha se forme nessas irregularidades.

5. Protetor Solar

isdin-fotoultra100-spot-prevent-manchas

Deixei para último o produto estrela desta rotina para prevenires ou tratares manchas: o protetor solar. Mais do que imprescindível todas as manhãs, é igualmente importante que faças a sua reaplicação quando a tua exposição solar for prolongada. Para além disto, a quantidade de protetor solar que utilizas é fulcral porque utilizar pouco protetor pode comprometer a capacidade de proteger a pele. Assim, para veres mais sobre este assunto, espreita este nosso artigo >>

Por fim, em vez de utilizares um protetor solar convencional, aposta em protetores solares especialmente formulados para pele com tendência a manchas porque têm outra capacidade de te ajudar neste “problema”!

Em suma, tens tudo o que precisas para desfrutar do sol sem que estejas a prejudicar a pele! É desta que a tua pele vai ficar lisa e sem manchas depois do verão?

Onde comprar? Podes ver todos os produtos que temos para manchas em Skin.pt >>

0 Partilhas