maskne-pele-com-acne-ou-desidratada

Maskne é um dos temas mais falados dos últimos tempos, não fosse ter surgido pelas alterações que a nossa pele sofre na consequência da utilização da máscara facial.

Se sente a pele desidratada, a repuxar, inflamada ou com comedões devido ao uso de máscara durante todo o dia, não pode mesmo perder este artigo porque vamos contar-lhe tudo!

O que é o Maskne?

Desde o inicio da pandemia Covid-19 que a rotina do dia-a-dia sofreu várias adaptações, uma delas é a obrigatoriedade da utilização de máscara. Assim, a pele acaba por sofrer várias alterações porque a zona tapada pela máscara fica abafada, o que causa proliferação de bactérias e poros obstruídos.

Como a causa mais frequente da utilização de máscara é o aparecimento de acne, o nome surge da junção dos dois motivos: máscara + acne = maskne.

Contudo, nem só de acne se trata o maskne mas de várias alterações que possa provocar na pele e entre elas também podemos encontrar pele desidratada ou inflamada, com vermelhidão.

Como tratar ou evitar o Maskne

A utilização de máscara, veio para ficar. Desta forma, a solução passa por adaptar a rotina de cuidados diários para que possa minimizar os danos causados pelo “maskne”.

Não nos podemos esquecer que pode não haver necessidade de fazer uma alteração total na rotina, afinal, as alterações na pele podem ser mais localizadas.

Por exemplo, as pessoas com pele mista, oleosa e acneica notam uma acentuação da problemática na zona do queixo. Em contrapartida, quem tem pele normal, seca, muito seca ou com rosácea, sente mais alterações nas maçãs do rosto.

Pele com oleosidade e comedões?

1. Loções Purificantes

As loções purificantes têm a particular de manter os poros desobstruídos e melhorar a textura da pele. Assim, além de deixar a pele mais fresca também ajuda a restaurar o equilíbrio.

2. SOS para Imperfeições

Os cuidados SOS para borbulhas e comedões são ótimos para quem já tem uma rotina anti-acne mas que mesmo assim teima em aparecer borbulhas em zonas mais localizadas.

Pele desidratada, a repuxar e com vermelhidão?

1. Água Termal

As águas termais são uma ótima opção nesta fase porque pode levar consigo para todo o lado. Assim, onde quer que esteja pode retirar um bocadinho a máscara e aplicar.

A pele fica fresca e repõe os níveis de hidratação. Para além disso, todas as águas termais têm uma base calmante por isso também apazigua e equilibra.

2. Máscaras hidratantes e/ou calmantes

Não poderia faltar a sugestão destes tratamentos mais concentrados. As máscaras hidratantes ou calmantes têm um efeito muito mais imediato e mais concentrado que qualquer creme. Assim, usar 2 a 3 vezes por semana pode ser o suficiente para voltar a ter a pele saudável.

Supondo que a pele não precisa de hidratação no rosto todo, pode sempre optar por fazer multimasking, uma das últimas técnicas que consistem em aplicar máscaras diferentes em zonas diferentes do rosto. Para saber mais, veja este nosso artigo >>

Para terminar, é importante ressalvar a importância da utilização da máscara tal como recomendado pela DGS mas também reforçar que pode optar por cuidados diários mais leves, texturas mais frescas e menos gordurosas.

O facto da pele não respirar tão bem, faz com que essas texturas sejam mais adaptadas para utilização de máscara!

E você que alterações sentiu na sua pele com a utilização de máscara? Conte-nos tudo nos comentários.

0 Partilhas