diferencas-cosmetica-cruelty-free-natural-organica-vegan

Cada vez mais há um maior número de pessoas que adere às tendências Vegan e que se preocupa com a sustentabilidade, com os animais e com toda a produção associada a um consumo – seja ele alimentar ou não. Dessa forma, passou a haver um aumento na procura de cosmética vegan, cruelty free e eco-friendly.

Se estes termos são novos para si ou se não sabe a diferença entre eles, hoje vamos explicar-lhe tudo!

Vegan

Os cosméticos com certificado vegan não utilizam ingredientes ou matérias-primas que sejam de origem animal. Contudo, nem sempre os cosméticos vegan são de origem natural ou orgânica.

Há algumas marcas que fazem a troca de ingredientes de origem animal por outros que são sintéticos. Dessa forma, verique na mesma a lista de ingredientes para evitar possíveis alergias.

Cosmética Orgânica e Natural

A cosmética orgânica é diferente da natural por isso vamos ver as diferenças:

  • A cosmética orgânica é proveniente da natureza mas com métodos rigorosos de produção, extração, purificação e processamento de ingredientes. Assim, podemos comprovar que é livre de pesticidas, químicos ou outros ingredientes sintéticos.
  • A cosmética natural utiliza ingredientes de origem natural mas também pode ter uma pequena percentagem de ingredientes sintéticos. Ou seja, alguns produtos têm ingredientes de origem natural mas não são orgânicos porque os ingredientes naturais foram criados sinteticamente.

O ideal será encontrar uma mistura de ambas. Marcas como a Caudalie e a Weleda são consideradas 100% orgânicas e naturais!

Cruelty-Free e Animal Friendly

Os cosméticos com certificado Cruelty-Free ou Animal Friendly são cosméticos que não são testados em animais.

Na Europa os testes em animais são proibidos desde 2013 mas infelizmente ainda existem alguns mercados que exigem testes em animais. O mercado chinês – um dos maiores no setor da beleza – é um dos que exige testes em animais. Assim, há marcas que pagam a laboratórios chineses para fazer os respetivos testes e outras, preferem mesmo não vender na China.

De acordo com Mathilde Tomas (fundadora da Caudalie), a marca Caudalie é uma das que mais batalha contra a mudança das leis chinesas. Para isso trabalha com a ONGs para mostrar alternativas aos testes em animais e apoia financeiramente uma associação americana que pressiona a China a encontrar métodos alternativos.

Desde 2014 que a China tem vindo a ajustar as suas leis. Por isso esperamos que em breve possam seguir as mesmas que as nossas.

Para terminar é importante reforçar que um cosmético cruelty-free pode não ser vegan. Ou seja, um produto pode não fazer testes em animais mas usar ingredientes de origem animal.

Uma das marcas naturais que não realiza testes em animais é a Jowaé.

Eco-Friendly

Os cosméticos eco-friendly são cosméticos que são amigos do meio ambiente, ou seja, as marcas fazem uma gestão ecológica e sustentável. Por exemplo, são marcas que têm embalagens recicladas e que também são recicláveis.

Associado ao eco-friendly estão por isso marcas que se preocupam com a sustentabilidade do planeta e com a sua pegada verde. Com embalagens “zero desperdício” que são recicladas e recicláveis desde a sua cartonagem aos seus frascos ou boiões.

Cada vez mais as grandes marcas de cosmética se preocupam com este fator. Um exemplo disso é a Caudalie que na nova linha Resveratrol-Lift passou a usar embalagens 100% recicláveis, ao contrário da anterior que só tinha 40%.

Para facilitar a procura de cosmética que seja orgânica e eco-friendly, falamos em Clean Beauty.

vegan, orgânica, natural, cruelty free, eco-friendly

Concluindo, o ideal será encontrar produtos vegan (sem origem animal), orgânicos, cruelty-free e no fim que seja eco-friendly.

E você já usa algum tipo de produto com estes certificados? Conte-nos tudo!

0 Partilhas